HIPOGLICEMIA EM SPITZ ALEMÃO24/6/14
Hipoglicemia
A hipoglicemia é um problema comum em filhotes de raças pequenas, incluindo oSpitz alemão. Ela acontece quando os níveis de açúcar na corrente sanguínea diminuem drasticamente . É muito importante conhecer os sinais de hipoglicemia, pois se tratada cedo, é facilmente curada .
Se o filhote tiver um episódio de hipoglicemia, não significa que ele seja um filhote ” hipoglicêmico” . A hipoglicemia é uma condição crônica causada pela produção excessiva de insulina pelo pâncreas. Mesmo que o pâncreas funcione normalmente, alguns filhotes podem ter um episódio isolado de hipoglicemia causado por stress ou jejum. Filhotes são mais propensos a desenvolver hipoglicemia do que adultos, apesar de ambos poderem ter episódios se submetidos a alguma situação de stress. Em pequenos filhotes , mesmo um pequeno período de jejum pode desencadear um ataque hipoglicêmico.
Na maioria dos casos, um ataque de hipoglicemia é precedido de algum tipo de stress , que podem ser :
- Dentição
- Mudanças no ambiente ou na comida
- Vacinação
- Manuseio excessivo de filhotes muito novos, não permitindo que eles descansem e durmam como necessitam.
- Viagens ( seja ao veterinário, ao banho e tosa , ou para outros locais)
- Temperaturas muito frias ou muito quente por longos períodos de tempo
- Infecções
- Anorexia
- Má alimentação
- Em alguns casos, um filhote pode simplesmente brincar demais ou se esquecer de comer e ter um ataque.
O primeiro sinal de hipoglicemia é um filhote mais devagar e apático. Em muitos casos, o animal começa a tremer . Outros sintomas incluem confusão, fraqueza, o cão pode cambalear e babar. Em alguns casos pode haver convulsões. O corpinho do animal ficará sem vida, as mucosas pálidas e acinzentadas ao invés de rosadas e brilhantes. A temperatura corporal fica abaixo do normal. Após um tempo o animal pode ficar comatoso, e até parecer estar morto. O filhote pode entrar em choque e se não receber cuidados rápidamente , pode até morrer.
Se a hipoglicemia for percebida nos estágios iniciais , esfregue Karo nas gengivas, língua e céu da boca do filhote. Aqueça-o com um cobertor para que o corpo volte a temperatura normal. Se o animal responder, tudo está bem. Alimente-o com comida de qualidade e observe o filhote para ver se os episódios não voltam a ocorrer. Certifique-se de eliminar o stress que pode ter sido a causa do ataque.
Se percebida em estágios mais avançados, passe Karo na boca, e cuidadosamente coloque uma pequena quantidade no reto . Lentamente aqueça o filhote até a temperatura normal e mantenha-o aquecido. Se o filhote ainda não responder, com cuidado pingue com conta-gotas uma solução de dextrose ou karo com água , um pouquinho por vez, apenas se o animal conseguir engolir. Chame o veterinário imediatamente .
|